Você está aqui: Início » Seguros » Seguro Viagem

Seguro de Viagem

 Primeiro item na lista do que se levar na mala em viagens internacionais e nacionais, o Seguro Viagem é essencial para garantir tranquilidade estando fora de casa. As opções e coberturas variam de acordo com destino, objetivo (estudo, lazer e negócios) e tipos de contratação; individual, familiar, em grupo ou empresarial / corporativo, com opções de contratação por período de até 1 ano, seja para viagem única ou diversas viagens no decorrer da vigência.Aqui na Safer Corretora cotamos seu seguro de viagem em todas as seguradoras e lhe enviamos as três melhores propostas para você decidir qual contratar.

Saiba mais sobre os Seguros de Viagem

Benefícios e Vantagens

Benefícios e Vantagens

Os benefícios e vantagens em contratar um seguro viagem muitas vezes são percebidas apenas quando precisamos utilizar suas coberturas, mas quem conhece e utiliza com regularidade, sabe que elas vão além da utilização na prática.

Obrigatoriedade de contratação do seguro viagem
A contratação do seguro viagem internacional é importante para assegurar que você complete seu destino de acordo com as exigências locais. O seguro viagem é obrigatório para Europa e alguns países como Cuba, Venezuela, Emirados Árabes Unidos, Qatar e Turquia. Fale conosco para saber quais são os valores mínimos exigidos para cada região ou país.

Serviços concierge

Algumas seguradoras oferecem serviços exclusivos concierge com reserva para restaurantes, shows e eventos, compra de presentes e flores entre outras.

Atendimento facilitado e 24 horas

Ao precisar acionar o seguro viagem, você pode entrar em contato via telefone 0800 na cidade local ou ligar a cobrar 24 horas por dia de qualquer lugar do mundo.

Suporte e tranquilidade para você, diante das situações mais adversas e lugares mais inóspitos

Nem sempre podemos ser autossuficientes com as situações das quais involuntariamente nos expomos no dia-dia, em viagens nossa exposição a imprevistos é ainda muito maior.

Poder contar com uma retaguarda, seja diante de imprevistos simples e desagradáveis como uma perda de bagagem, faz toda diferença para não tornar um pesadelo aquela viagem almejada. Mas quando a situação é complexa como um acidente ou problema de saúde de complexidade média/alta, ter um suporte de uma empresa especializada em atendimentos pelo mundo para te auxiliar, pode fazer uma diferença valiosa.

Tranquilidade para sua família

Em situações graves, em caso de internações médicas o sofrimento e dificuldades acabam sobre caindo para a família, que se vê em uma situação difícil no exterior, estando longe para ajudar. Sem falar nos custos com passagens e gastos de última hora, que podem incluir de comunicação e médico particular, custos médico-hospitalares e de remoção que todos em uma única situação podem gerar prejuízos de alguns milhares de dólares para sua família.

 

A Safer Corretora que auxilia na melhor escolha e intermedia na utilização

Ter uma corretora com especialistas que auxilie na contratação do seu seguro viagem com melhor custo/benefício e possa lhe auxiliar diante de qualquer dificuldade.

 

E muitas outras vantagens

Segurança e estabilidade financeira.

Serviços de suporte jurídico.

Auxílio em caso de perda de documentos.

Indenização por perda de bagagem.

Reembolsos de gastos com atrasos e cancelamentos de voos e muito mais.

Como contratar

Cote e contrate seu seguro viagem on-line

Abaixo seguem os links das opções que você pode contratar através do site da Safer Corretora on-line:

Porto Seguro Viagem On-line

Em breve outras opções em seguro viagem on-line para você contratar!

Cote e contrate com nossos especialistas

Na Safer Corretora você pode contar com nossos especialistas para cotar e contratar o seguro viagem com destino nacional e internacional. Falando com nossos especialistas você pode contratar coberturas mais específicas, esclarecer dúvidas e negociar preços.

1º Solicite uma cotação preenchendo o formulário com os dados necessários, você recebe a cotação por e-mail geralmente com três diferentes opções de seguro viagem para você escolher a que melhor atende suas necessidades.

2º Se estiver de acordo, basta nos responder o e-mail escolhendo uma das opções que deseja, com os dados necessários para contratar, que estarão sendo solicitados logo abaixo da cotação escolhendo uma das opções desejadas.

Obs.: Todos os dados recebidos via site e e-mail pela Safer Corretora são transmitidos por criptografia, garantindo o nível de segurança dos seus dados na internet.

3º Ao receber os dados necessários para contratar, a Safer Corretora fará a emissão do seu seguro em sistema e lhe encaminhará o voucher (certificado do seguro) para que você possa utilizar as coberturas do seguro contratado.

Pronto! Você já contratou o seguro viagem e pode viajar tranquilamente.

A Safer trabalha sempre com os melhores preços, mas caso você tenha uma proposta melhor, nos envie para que possamos cobrir as condições junto a seguradora.

Conhecendo as coberturas

Ao contratar um seguro viagem é importante entender o que oferece cada cobertura para que assim você possa comparar as opções e escolher a opção que melhor atende as necessidades de sua viagem. Por isso explicamos para você abaixo sem aquela “juridiquês” das apólices de seguro, as coberturas possíveis de serem contratadas no seguro viagem nacional e internacional;

  • Assistência Médico Hospitalar

Cobertura de assistência médica para Urgências e Emergências em casos de acidentes ou doenças contraídas durante a viagem.

  • Assistência Médico Hospitalar para Doenças e/ou Lesões Preexistentes

Cobertura específica de assistência médica para doenças e/ou lesões contraídas ou ocorridas antes do início ou contratação do seguro viagem.

  • Assistência Odontológica

Atendimento ou reembolso de despesas em emergências odontológicas causadas a dentes naturais durante a viagem; em casos de próteses a cobertura se dará apenas em casos traumatismos causados por acidentes. Obs.: É possível que algumas operadoras ofereçam cobertura inclusive para próteses, consulte nossos especialistas.

  • Despesas Farmacêuticas

Reembolso de despesas farmacêuticas com receita médica e devidos comprovantes de pagamento.

  • Remoção Médica

Em caso de necessidade de transferência para hospital mais capacitado de acordo com indicação médica, nos casos de acidente ou doença contraída na viagem.

  • Acompanhantes

Em caso de Internação prolongada, cobertura de despesas como passagem aérea e hospedagem para acompanhantes de acordo com limites pré-estipulados na apólice contratada.

  • Invalidez permanente parcial ou total por acidente

O Seguro de acidentes pessoais é cobertura básica e obrigatória em todos os seguros viagem contratados no Brasil, variando de acordo limites de valores contratados em cada apólice.

  • Morte por acidente

O Seguro de acidentes pessoais é cobertura básica e obrigatória em todos os seguros viagem contratados no Brasil, variando de acordo limites de valores contratados em cada apólice.

  • Fisioterapia

Em caso de indicação médica, nos casos de acidentes ou doenças ocorridas durante a viagem.

  • Repatriação Médica

Remoção para a cidade de residência do segurado, quando esta for recomendada por médico. As despesas com a continuidade do tratamento após a repatriação, ficam por conta do paciente/segurado.

  • Traslado de Corpo

Em caso de morte durante a viagem, incluso traslado de corpo para cidade de sepultamento, incluindo todas despesas do traslado, processo burocrático de liberação do corpo, embalsamento e passagem aérea.

  • Repatriação sanitária

Cobertura de traslado para tratamentos de doenças e lesões para continuação de tratamento no país/cidade origem.

  • Extravio de bagagem

Cobertura de acordo com limite contratado, para extravios ocorridos sob responsabilidade da Companhia ou transportadora responsável pela bagagem do segurado. A perda de itens de alto valor e equipamentos portáteis em geral não estão inclusos nesta cobertura.

  • Danos causados a bagagem

Danos causados as bagagens despachadas, quando inclusa na apólice contratada.

  • Prorrogação de estadia

Cobertura de despesas com hospedagem até 10 dias com prescrições médicas.

  • Interrupção de viagem

Reembolso de perda de depósitos por interrupção de viagem em caso de acidente, doença ou morte de familiares de 1º grau.

  • Cancelamento da viagem

Reembolso de perda de depósitos de reserva de hospedagem e/ou passagens, por cancelamento de viagem em caso de acidente, doença ou morte de familiares de 1º grau (consulte a apólice contratada para outros motivos de cancelamento cobertos). A seguradora deverá ser informada em até 48h do ocorrido.

  • Retorno antecipado

Passagem em classe econômica para cidade de residência do segurado na impossibilidade de continuar a viagem.

  • Retorno de Menores

Em caso de retorno antecipado por acidente ou doença contraída durante a viagem, segurados de até 14 anos terão cobertura de passagem aérea em classe econômica para 1 adulto acompanhante.

  • Despesas com atrasos de voos

Perda de conexão e atrasos de voos, por motivo de greves, más condições de pouso e/ou decolagem e pane em avião. Cobertura de hospedagem e alimentação de acordo com limites do seguro contratado.

  • Transmissão de mensagens

O Segurado pode enviar mensagens por intermédio da seguradora em caso de acidentes, tumultos e outros eventos de Urgência durante a viagem.

  • Perda de documentos

Reembolso de despesas em solicitações de segundas vias em caso de perda ou roubo de documentos ou cartões de crédito.

  • Assistência Jurídica

Caso necessite de assistência jurídica por conta de acidente/incidente sofrido, o segurado terá cobertura ou reembolso ou pagamento de todos honorários advocatícios.

  • Fianças e despesas legais

Em caso de prisões e detenções indevidas, inclusas coberturas de adiantamento de fiança e despesas legais envolvidas.

  • Adiantamento financeiro penal

Trata-se de adiantamento de despesas com fiança em caso de complicações legais envolvendo o segurado. Cabe ao segurado restituir a seguradora exceto em caso de prisão indevida, respeitando os limites de coberturas.

  • Cobertura de esportes

Cobertura exclusivamente contratada para viagens com objetivo à pratica de atividades esportivas.  

  • Cobertura de esportes radicais

Cobertura exclusivamente contratada para viagens com objetivo à pratica esportes radicais, consulte se haverá cobertura específica para a modalidade de esportes radicais.

  • Cobertura de esportes de competição

Cobertura exclusivamente contratada para viagens com objetivo à pratica de esportes de competição, consulte se haverá cobertura específica para a modalidade de esporte de competição.

  • Assistência Financeira

Inclui adiantamento de dinheiro e pagamento de despesas em caso de perda ou roubo durante a viagem.

  • Gastos oftalmológicos

Cobre gastos com despesas decorrentes de incidentes com oftalmologista e óculos.

  • Serviços concierge

Cobertura exclusiva de alguns planos para compra de ingressos de shows, flores, presentes e diversos outros eventos, serviço courier, entre outros diferentes benefícios exclusivos, oferecidos de acordo com plano e operadora contratada.

Usando o seguro viagem - Solicitação de atendimento

COMO É REALIZADO ATENDIMENTO NO EXTERIOR?

Sempre que sofrer um sinistro, a orientação é para que entre sempre em contato com a central de atendimento ao seguro, todas as operadoras permitem ligação a cobrar de qualquer lugar do mundo e a maioria disponibilizam inclusive atendimento via WhatsApp, que facilita bastante a comunicação de qualquer lugar do mundo. Fazendo isso, o segurado poderá obter de imediato orientação de como proceder e auxilio de pessoal capacitado para orienta-lo. A falta de comunicação e orientação adequada em caso de sinistro, pode acarretar inclusive em perda de direitos a cobertura do seguro.

COBERTURA REALIZADA POR MEIO DE REEMBOLSO

 Algumas coberturas, como extravio de bagagem e até mesmo atendimentos básicos como consulta médica e/ou odontológica, podem ser cobertas via reembolso, principalmente quando facilita para o cliente, evitando perder tempo no ato do ocorrido com tramites burocráticos de envios de documentação e etc. Porém, a preferência das seguradoras é de sempre realizar os pagamentos direto ao recurso de atendimento (hospital, clínica, etc.…), pois em geral a operadora tem um canal de negociação e valores diferenciado que o cliente avulso, que se dirige diretamente ao hospital por exemplo.

Importante: Peça sempre orientação da seguradora sobre a documentação necessária para solicitação do reembolso, tal como laudo e pedidos médicos.

ATENDIMENTO DO SEGURO VIAGEM NO EXTERIOR – CASOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA MÉDICA

É importante que em caso de urgência e/ou emergência médica o segurado faça contato com a central de atendimento ao seguro viagem contratado, afim de obter orientação de qual local ele deve se dirigir para obter atendimento. Nos casos em que o segurado não consegue fazer contato com o seguro antes do atendimento médico, se faz necessário que o faça assim que possível do próprio local de atendimento. O contato com a seguradora pode ser realizado por acompanhante ou ainda pelo próprio recurso médico.

Saiba quais são as principais exclusões de cobertura

Tão ou mais importante quanto saber o que cobre é saber quais são as exclusões de cobertura do seguro viagem ao qual você está contratando. Assim como qualquer contrato o seguro viagem possui clausulas de exclusões e ter ciência delas é importante para evitar frustrações. Abaixo inserimos algumas das principais cláusulas de exclusões nas apólices de seguro viagem.

Coberturas excluídas

  • Consulta, exames e demais procedimentos eletivos (com marcação prévia) para tratamento e/ou prevenção de doenças, check-up, estão excluídas das coberturas do seguro de viagem.
  • Cobertura de eventos decorrentes de tratamentos experimentais e/ou procedimentos médicos não reconhecidos pelas sociedades médico-científicas e odontológicas brasileiras.
  • Lucros cessantes, perda e danos, danos morais, danos estéticos, perda de renda ou pensão.
  • Tratamentos estéticos, reparadores e rejuvenescedores.
  • Salvamento em regiões não habitadas e ou países em estado de guerra declarada ou notória instabilidade política que gere risco a vida e/ou integridade física da sua população ou estrangeiros.
  • Repatriação médica em avião equipado com UTI ou não quando a critério da equipe médica, o tratamento possa ser realizado localmente e não oferecer impedimento de continuidade da viagem.
  • Cobertura de despesas médicas prévias efetuadas ou prescritas antes do início da viagem no Brasil, tais como consultas médicas para prescrição de receitas e continuidade de tratamentos de problemas crônicos.
  • Tratamento ou continuidade de tratamento de fisioterapia exceto quando em decorrência de cobertura de acidente ou doença iniciado durante a vigência do seguro com prescrição médica.

Coberturas geralmente excluídas com possibilidade de inclusão

  • Coberturas em decorrência da prática de esportes (exceto seguro de vida) também estão excluídas, exceto quando contratada apólice específica ou que inclua está cobertura.
  • Gastos com cobertura de funeral, urna ou cerimônia fúnebre, exceto quando contratada cobertura exclusiva.
  • Cancelamento de viagem por motivos de demissão, divórcio, nomeação para cargo concursado, convocação para eleições, perda de documentos, visto negado e gravidez inesperada após contratação do seguro viagem e outros motivos além dos motivos normalmente já inclusos nas apólices, como falecimento ou doença grave do segurado ou familiar de primeiro grau, complicações na gravidez, entre outras situações geralmente cobertas.

Outros riscos excluídos

  • Estão excluídas do seguro viagem, coberturas decorrentes de atos reconhecidamente perigosos ou sem justificativa motivada de necessidade comprovada, exceto na utilização de transportes de risco nos casos de prestação de serviços de guerra, prática de esportes ou ajuda humanitária.
  • Riscos decorrentes de viagens em aeronaves não homologadas ou que estejam em desacordo com a regulamentação do país onde ocorreu o evento.
  • Cobertura de acidentes em que o segurado na condição de condutor, esteja em desacordo com a regulamentação do país onde ocorreu o evento.

 

Continuidade de tratamento/atendimento no país de origem

  • O seguro viagem não cobre a continuidade de tratamentos médicos e/ou acidentes iniciados durante a vigência do seguro contratado.
  • O seguro viagem não cobre também a continuidade do tratamento clínico após cessado o quadro clínico de urgência e emergência médica, mesmo no decorrer da vigência da apólice de seguro.

 

Importante!

Lembramos que estes são apenas alguns exemplos das principais exclusões de coberturas geralmente constantes nos seguros viagens de uma forma geral. É importante que o segurado consulte a íntegra das exclusões constantes em cada seguradora e categoria de plano contratado para obter as regras de exclusões do seguro escolhido ou que deseja contratar.

Conheça os limites de cobertura

São diversas as formas de limites de cobertura existentes nos seguros de viagem, é importante para os segurados saberem quais são, para contratar o seguro de acordo com suas necessidades.

Abrangência
Os limites de abrangência de seguros viagem contratado por exemplo com destino à Europa, podem reduzir em 50% ou restringir 100% da cobertura para países de fora do continente. Os segurados que desejam viajar para outros destinos além do continente, devem contratar um seguro que garanta essa extensão territorial.

O mesmo pode ocorrer com apólices de seguro viagem com destino aos Estados Unidos, América latina ou outros países da América do Norte. Logo se sua viagem terá mais de um país de destino, verifique se o seguro contratado, oferecerá cobertura completa para ambos.

Valores de cobertura

Os limites de valores de cobertura no seguro viagem, são geralmente fáceis de identificar seus limites, pois são amplamente descritos na cotação e voucher ou apólice contratada. Porém muitas vezes, o valor contratado é único e utilizado para diversas coberturas, fazendo com que na prática, quando se utiliza o seguro o valor se dilua e sobre menos que o contratado para a cobertura, por exemplo de assistência médica.

Limite de períodos de cobertura
A cobertura do seguro pode iniciar-se antes mesmo da viagem, por exemplo quando ocorre um imprevisto no qual o segurado se vê na situação de cancelamento da viagem planejada. Neste caso, quando contratada, o segurado pode acionar a cobertura de cancelamento de viagem e com isso ter cobertura de taxas de reserva de hospedagens e passagens.

Os limites de períodos de cobertura podem ser estipulados também em relação ao tempo de cobertura de procedimentos como a cobertura de hospedagem para acompanhantes em caso de internações.

Algumas coberturas possuem também período máximo para acionamento da cobertura, por isso é importante diante cada caso de possível de acionamento do seguro, que a comunicação com a seguradora seja realizada de imediato através da central de atendimento.

Dicas e orientações valiosas para você escolher o melhor seguro viagem

Seguros são produtos complexos e que demandam de orientação na contratação e principalmente nos casos de urgências e emergências em que precisa ser acionado. Por isso elaboramos algumas dicas valiosas para que você possa contratar o melhor seguro e garantir uma ótima experiencia, caso precise utilizar.

Contrate sempre com corretor de seguros 

Pode parecer um tanto óbvio partindo de uma corretora de seguros, mas é a principal dica, mesmo que você não decida contratar na Safer Corretora, contrate com um corretor de seguros; O corretor de seguros, além de ajudar você a encontrar a melhor opção entre as mais de 20 existentes no mercado, será ele quem irá intermediar seu atendimento e em último caso, se necessário acionar os órgãos responsáveis aqui no Brasil e fazer valer seus direitos e agilidade no atendimento. Nos exemplos abaixo, você conhecerá algumas especificidades, que sem a ajuda de um corretor, na maioria das vezes passam em branco no ato da contratação do seguro viagem.

O que eu preciso saber para escolher melhor seguro viagem? 

  1. Primeiro você deve verificar em relação a cobertura de doenças e lesões preexistentes, as melhores opções em seguros, oferecem claramente em suas coberturas o valor de cobertura para doenças e lesões para preexistentes. Isso é importante porque grande parte dos atendimentos de urgência e emergência no exterior, mesmo sem que o segurado saiba que possui determinado problema de saúde; são considerados como preexistentes. Atualmente a regulamentação de seguros viagens da SUSEP, garante essa cobertura no valor de despesas médicas, a diferença é que algumas operadoras inserem essa cobertura como reduzida e incluem uma cobertura adicional que em geral não incluem doenças e lesões preexistentes.
  1. Incluir o máximo de coberturas possíveis no valor de despesas médicas é a segunda forma de deixar o seguro aparentemente mais barato e na prática cobrir muito menos que um seguro completo. Então quando você encontra determinadas coberturas como “incluídas”, ao invés de terem seus valores de coberturas em separado, ela está na verdade diminuindo a cobertura de assistência médica de acordo com o uso dessas coberturas.
  1. Principalmente em viagens de médio e longo prazo, é importante contratar as coberturas com a opção “por evento”. Isso quer dizer que a cada acidente ou enfermidade diferente que você sofra, sua cobertura se renova ao valor máximo contratado. Ao contratar um seguro viagem que não oferece cobertura “por evento”, a cada utilização você vai diminuindo sua cobertura até zerar o saldo contratado.

O que eu preciso saber para utilizar melhor o seguro viagem? 

  1. Primeiro você deve ter sempre em mãos os contatos da central de atendimento do seguro e do corretor (para o caso de qualquer dificuldade de contato com a seguradora) para intermediar em situações complexas. Não é exagero levar uma etiqueta do seguro na bagagem, para que em caso de extravio a companhia possa entrar em contato contigo, outra consigo onde você for e deixar outro no local de hospedagem para o caso de perda ou roubo de documentos.

  2. Em casos de sinistros, pedir comprovante de TUDO, desde o comunicado a companhia aérea quando ocorre atraso de voo, perda ou danos a bagagem, a recomendação é de sempre documentar e pedir comprovante para apresentar a seguradora afim de receber indenização do seguro contratado. Mas não apenas em caso de perdas de bagagem, em atendimentos médicos peça comprovante de atendimento e recibos, se o médico pediu para realizar algum exame, peça a ele o laudo do pedido, facilita para não ter que solicitar isso após ter retornado ao seu país de origem por exigência da seguradora.

Ler atentamente todas as coberturas inseridas em sua apólice de seguro, também é importante para aproveitar ao máximo o plano contratado. É comum pessoas não solicitarem cobertura de determinados procedimentos, por acreditar ou não saber que teriam cobertura e deixar de receber reembolso por exemplo, de um dano causado a bagagem.

Posts Relacionados

Saiba Mais sobre as Operadoras