A Importância do Seguro Empresarial

A Importância do Seguro Empresarial Para Sua Empresa

Os riscos fazem parte do dia-dia de uma empresa e claro, vão muito além de questões como a assertividade e bom desempenho nos negócios. Correr riscos é inerente a qualquer atividade empresarial, mas correr riscos sem seguro é negligenciar, não apenas o negócio, mas todo microambiente ao qual ela está inserida e contribui, desde funcionários, fornecedores e clientes. Administrar uma empresa sem seguro empresarial, é como saltar de um penhasco sem conferir o paraquedas, pilotar uma moto sem capacete, andar de bicicleta sem freios, sua empresa é um barco a lançado ao mar e naufrágios podem ocorrer até mesmo com os maiores navios, imagine os menores.

Em 2016 o total em valores pagos na contratação de seguro empresarial no Brasil foi de aproximadamente 2 Bilhões de reais, já a soma de indenizações pagas por sinistros ocorridos foi de aproximadamente 50% desse valor (1 Bilhão). Na prática são centenas de empresas que poderia estarem falidas ou seriamente desestabilizadas e que estão superando imprevistos e seguindo seus objetivos.

O custo do seguro empresarial é dos mais baixos e diante dos benefícios oferecidos, surpreendem muitos empresários que não tiveram contato com o produto antes. Muitos empresários contratam seguro para seus veículos, residência e planos de saúde, mas deixam a empresa descoberta, quando muitas vezes a empresa é a fonte para aquisição de todos esses itens e é muito mais barato.

O seguro empresarial garante a sustentabilidade da empresa a medida que prevê a possibilidade de imprevistos e incidentes dos quais ela está exposta e que independem de qualquer atividade empresarial.

Além de coberturas de responsabilidade civil e do empregador, cobertura de danos causados a edifícios, o seguro empresarial cobre equipamentos em geral, bens, mercadorias, valores, tumultos, guarda de veículos de terceiros, despesas fixas, lucros cessantes e entre diversas outras coberturas.

 

Riscos trabalhistas – Responsabilidade Civil do Empregador

O Brasil é o país com maior número de processos trabalhistas e mesmo as empresas mais responsáveis com seus colaboradores, estão sujeitas as mais complexas interpretações da lei, principalmente diante das recentes alterações sofridas.

Riscos ao edifício ou sede da empresa

Mesmo escritórios e ambientes que não possuem cozinha e atividades que aumentam risco de incêndio, precisam considerar que basta um curto circuito ou descarga elétrica para desencadear um incêndio em qualquer imóvel.

Além de incêndio, explosão, raio e fumaça, existem coberturas de danos elétricos, colisão de veículos, responsabilidade civil de operações no imóvel, roubo e furto com vestígios de mercadoria e/ou valores, quebra de vidros entre outras diversas situações de estrutura que além de cobrirem os danos, permitem também cobertura de despesas fixas ou lucros cessantes da empresa.

Responsabilidade Civil

Danos causados direta ou indiretamente a terceiros decorrentes de atividades desenvolvidas pela empresa.